julho 20, 2011

Paul Washer Morte.

O que é a Lei natural?

Em uma cadeia, em Birmingham, Alabama, Martin Luther King Jr. comentou sobre a desobediência civil, observando que "existem dois tipos de leis: as justas e as injustas", e que existe uma "lei natural" à qual estamos sujeitos. Ele estava certo: não devemos dizer que conhecemos o que é certo e o que é errado porque "a Bíblia ensina". Romanos 2:15 afirma que a lei moral de Deus foi escrita nos corações de TODOS os seres humanos. Esta consciência inata ou intuitiva é exemplificada por C.S. Lewis, em sou obra A Abolição do Homem, onde ele relaciona várias leis morais e virtudes universalmente reconhecidas - justiça imparcial, honestidade, bondade  misericórdia, fidelidade conjugal e respeito pela vida humana. Elas foram consideradas igualmente verdadeiras para todos, desde a antiga Babilônia e a Grécia à América nativa, de judeus e cristãos a hindus e confucionistas. Contudo, embora os seres humanos sejam capazes de reconhecer princípios morais básicos, eles podem suprimir a sua consciência, endurecer seus corações e tornarem-se moralmente insensíveis.

O teólogo medieval Tomás de Aquino falou de certas "leis". Ele disse: Existe uma lei eterna, que somente Deus conhece e pela qual Deus criou e governa o universo. Como Deus nos criou à sua imagem(como seres morais,racionais), nós somos capazes de reconhecer uma lei natural que é autoevidente, o reflexo da lei eterna de Deus, na ordem criada. Esta lei é conhecida por todos os seres humanos, quer eles estejam ou não cientes da revelação especial de Deus por intermédio de Israel e Jesus Cristo, inscrita na Bíblia. Deus colocou em nós uma disposição para adquirir conhecimento moral. A menos que suprimamos a nossa consciência,  naturalmente conheceremos verdades morais básicas. As virtudes e os vícios, de modo geral, escreveu Thomas Reid "devem parecer autoevidentes para cada pessoa que tem uma consciência, e esforça-se para exercer este poder natural da sua mente"(na obra Of Morals)


Alguns dirão: "É possível haver ateus morais. Nós não precisamos de Deus para ter moralidade". Contudo, os ateus foram criados à imagem de Deus. Embora eles neguem a existência de Deus, ainda foram designados por Deus para "funcionar" de maneira apropriada, e até mesmo para criarem leis humanas que estejam de acordo com as diretrizes de Deus para o bem da sociedade - leis que, em graus variados, estejam de acordo com a lei natural colocada dentro de nós. Os ateus ignoram a própria base da bondade - Deus, que os criou e que é o Bem supremo.

                                                                                                                                        Paul Copan